quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Alfarrobeira (Ceratonia Siliqua)

Aqui está uma alfarrobeira que comprei num horto no dia 16/09/09.
Como pode ser visto nas imagens abaixo, não apresenta grandes características ao nível de movimento do tronco ou de conicidade, apresentando um movimento direito desde a base. No entanto, o que me fez adquirir esta planta foi a casca, pois nunca tinha visto uma alfarrobeira com uma casca destas, principalmente numa planta relativamente nova e com este calibre.

A primeira imagem é do momento da compra. Vê-se o carro como objecto de comparação e apresentava uma altura de mais de 2 metros, com vaso incluído. Claro que tive de cortar logo ali senão não me cabia no carro.
A segunda imagem foi tirada no quintal e mostra a planta com o corte actual. Cortei-a imediatamente acima do primeiro rebento e agora é esperar que rebente mais atrás para depois fazer novo corte.
A terceira imagem mostra o pormenor da casca e vê-se bem os motivos pelos quais me atraiu o suficiente para que a comprasse. Como eu disse acima, actualmente não apresenta grande conicidade nem movimento no tronco, mas a minha ideia é construir estas características através das podas e de períodos de crescimento livre. Em princípio, será um projecto que ainda vai precisar de alguns anos para evoluir, tomando em consideração a velocidade de crescimento das alfarrobeiras, mas o bonsai é isso mesmo: tempo e paciência.





4 comentários:

Arlindo Almeida (Arlindogarden) disse...

Quero felicita-lo pelo belo exemplar de Alfarrobeira que adquiriu. Desejo-lhe sucesso na
transformação que lhe pretende fazer.
Já agora pode informar-me onde poderei encontrar algumas plantas de Ceratonia Siliqua/Alfarrobeira com cerca de 1 m a 1,5 m.
Um desters dias volto a visitar o seu blog.

Unknown disse...

Depende do sítio onde morar. Aqui no Algarve, em qualquer horto ou viveiro há alfarrobeiras à venda. Esta foi comprada num horto a caminho de Monchique, no Rasmalho.

Eduardo Silva disse...

Olá Nuno.
Gosto bastante do tronco da tua alfarrobeira, o resto é só esperar...esperar..espe..
Um abraço
Eduardo Silva

Nuno Nunes disse...

Tem uma casca espectacular!
Com o tempo poderás fazer como o Freixo do Luis.
Abraço