terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Figueira #1 - Actualização em Janeiro de 2010

Este passado fim-de-semana aproveitei para podar a minha figueira. Tem desenvolvido bem e começa a apresentar um esboço de ramificação interessante. A primeira imagem é da planta após ter perdido a folhagem e antes da poda.




As duas imagens seguintes mostram a planta após a poda. Ainda tem de desenvolver bastante, principalmente ao nível do trabalho do nebari e na estruturação de ramos. Em Março será envasada num vaso de treino para continuar a formação.


Frente:




Trás:

3 comentários:

Rodrigo Sousa disse...

Olá Nuno.
Já se vai notando o trabalho de ramificação,que não é dos mais faceis na Carica,para ficar como deve de ser.
Adoro estes projetos com esta especie,e estou a gostar de ver.
Vai dando a continuação.
Um abraço
Rodrigo

Pedro Nascimento disse...

viva Nuno,
sublinho a totalidade das palavras do amigo Sousa,também tenho 2 pequenitas numa fase ainda mais inicial que esta que mostras e vamos ver se ramificão bem,como são projectos bem pequenos vai ser mais complicado ,1abrç.
Pedro N.

Unknown disse...

Viva, Pedro!

Isto para ramificar vai com tempo.
Tenho dois artigos que mostram o trabalho de ramificação e penso que aplicando as técnicas que eles apresentam é possível fazer uma boa ramificação.
Tenho deixado crescer alguns ramos como tira-seiva para engrossar o tronco e isso ajuda a outros ramos crescerem com menos força.
Com o transplante para o vaso de treino já deve começar a ser mais fácil trabalhar a esse nível. Mas até agora o que interessava mais era engrossar um pouco mais o tronco, o que penso que foi conseguido neste período.