terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carpinus Koreanus - Actualização Fevereiro 2012


Este carpinus tem evoluído bem ao longo do tempo, estando a ser trabalhado nas aulas com o Rui Ferreira do Jardim Bonsai de Tavira. Muito clip-and-grow, e arames em cima, mas a imagem vai-se definindo cada vez mais.

Em Outubro do ano passado ganhou um vaso novo que é um absoluto mimo! Casa na perfeição com esta árvore. A frente mudou e neste momento o movimento da planta direcciona-se para o lado esquerdo, impulsionado por aquela raíz forte da direita. Vai ter de desenvolver muito mais a massa verde situada à esquerda para reforçar esse movimento, principalmente ao nível do primeiro ramo desse lado. Ainda vou ter de trabalhar os uros. Neste momento, é uma das minhas caducas preferidas.



2 comentários:

Luís disse...

Tens aqui um belo exemplar de um carpinus coreana. Sempre fui um grande fã muito desta espécie pelo aspecto envelhecido que o tronco transmite.
Gostei muito da evolução da tua árvore. Também gosto mais desta nova frente. Parece uma árvore totalmente diferente. A formação dos ramos parece estar a correr bem. Parabéns pelo trabalho feito.

Luis Freitas

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário, Luís!

É uma árvore da qual gosto muito e que tem desenvolvido bastante bem.
Rebenta sempre com bastante força e isso tem permitido um trabalho regular na formação dos ramos.
Como já disse acima, ainda tem muito que desenvolver ao nível da ramificação principalmente na zona inferior e esquerda que precisa de encher mais para contrabalançar com o topo que se apresenta mais ramificado.
Tem também umas cicatrizes pouco estéticas no tronco e umas zonas mortas que terão de ser convertidas em shari e uros para também dar uma sensação de maior idade no tronco.
Enfim, trabalho que vai ser realizado ao longo dos próximos anos e que vai dar uma maturidade crescente a esta planta.