segunda-feira, 21 de março de 2011

Pinus Sylvestris #1 - Actualização Março 2011

Aqui estão umas imagens actuais deste pinus. Em Setembro levei-o à aula do Rui Ferreira e foi feito o corte das agulhas velhas, foi podado o topo, fez-se uma selecção de ramos e aramou-se a estrutura principal. Não deu tempo para trabalhar o resto da árvore porque tinha estado a trabalhar com outra e esta ficou para os momentos finais da aula, mas ficou a repousar para futura nova aramação da ramificação secundária.
Esta imagem mostra como está o pinheiro agora.



E a verdade é que a resposta da árvore ao nível do backbudding foi fantástica! Com a limpeza das agulhas e a poda efectuada, houve imensos brotos latentes que acordaram e estão a desenvolver-se. Não foi aplicado nenhum mekiri, portanto foi a boa saúde e a força da planta que promoveram esta rebentação. Isto apenas comprova que se as intervenções com os pinheiros forem realizadas na altura certa, a resposta surge de um modo que até surpreende.




Uma das coisas que também está a desenvolver bem é o nebari. Nesta foto não dá para ver muito bem por causa da rede, mas a base tem vindo a alargar consideravelmente, criando um nebari bastante interessante.



Agora vai voltar à aula com o Rui Ferreira para ser feita a estilização final para definir a estrutura base. Na próxima época de transplantes, vou pô-lo num vaso mais adequado, mais pequeno e se calhar com alguma textura para realçar a futura casca.

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente, concordo contigo...
Quando a planta está em boa saúde, a resposta é quase imdeiata, digo pelo meu pinheiro negro...
Após pinçagem, ele tem arrebentado em uma brotação vigorosa...
Muito prazeroso isso, saber que está fazendo a coisa certa!
Abraço,
Leonardo Couto

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Olá Nuno...

Fico encantado com o blogue... Continue com excelente trabalho, não só na arte do Bonsai como também na maneira como publica...

Abraço

Duarte