terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pinus Sylvestris #2

Este é um pinheiro proveniente de yamadori que adquiri no ano passado ao Rui Ferreira. Já estava com ideias de obter um pinheiro de melhor qualidade para trabalhar e aproveitei um lote de yamadori que o Rui tinha disponível para escolher este pinheiro. Não sei porquê, mas chamou-me logo à atenção de entre os restantes.

Na aula de Dezembro, foi trabalhada pela primeira vez, dado que o Rui considerou que já apresentava condições nesse sentido.

Aqui está a imagem antes do trabalho efectuado.



Depois de ter sido trabalhada, já no meu quintal.



Pormenor do jin.



No sábado passado, voltou lá novamente para a aula de Janeiro e acabámos a primeira estilização da planta. Fiquei muito contente com o resultado final e realmente o Rui conseguiu retirar o melhor da árvore. Um grande abraço para o Rui!



Agora é cuidar dela nos próximos meses para que recupere bem e ganhe força durante esta estação de crescimento. O difícil vai ser conseguir controlar a rega da planta, pois o vaso em que está é muito grande e o substrato não é o melhor, daí que existe risco de encharcamento das raízes e consequente apodrecimento das mesmas. Já tenho um plástico para colocar em cima do substrato durante os períodos de chuva. Em princípio, poderá ser transplantada para um vaso de bonsai no período de transplantes de Outono neste ano e este problema será menorizado. Tenho grandes expectativas para com esta árvore e não gostaria nada de a perder.

4 comentários:

Nuno Nunes disse...

Ficas-te com um belo Pinus. Abraço

Nuno Encarnação disse...

É para combinar bem com o teu. ;)
Vamos lá a ver como vai aguentar a estação de crescimento. Estou desejando que chegue o Outono para ver se consigo meter-lhe uma terra mais decente (e um vasinho mais à maneira :D)
Abraço!

Nuno Nunes disse...

Pois eu compreendo-te, mas deve tudo correr bem. Mete-o num sitio onde apanhe bastante sol e esse truque do plástico pode ser que resulte :)

Leonardo Couto disse...

Nossa, que linda ficou essa árvore!!!
Parabéns!!!