terça-feira, 1 de junho de 2010

O Meu Livro




Sei que isto não tem nada a ver com bonsai, mas venho divulgar a concretização de um projecto de longa data: a publicação do meu livro!

Intitula-se "Entre o Silêncio e a Palavra - Variações psicanalíticas sobre a música" e consiste na minha monografia de licenciatura, adaptada ao formato de livro.

Desde que terminei a licenciatura que tive o sonho de publicar a minha tese em livro. No entanto, após ter feito alguns contactos com diversas editoras, não obtive qualquer resposta positiva pois, em função das alterações no mercado editorial, fruto da propalada crise económica e dos movimentos de concentração que geraram os grandes grupos editoriais actuais, o espaço para a publicação de ensaios tornou-se muito limitado e economicamento pouco interessante para a maioria das editoras.

Entretanto, tive conhecimento do conceito de self-publishing promovido pelo site Sítio do Livro, em que os custos de publicação são bastante reduzidos através do sistema de impressão print-on-demand, sem perda de qualidade comparativamente às tiragens gráficas. Após me ter informado directamente com a gestora comercial Sara Coito, não tive dúvidas em optar por este formato e o excelente trabalho desenvolvido pela equipa aumentou a minha confiança de que fiz uma boa escolha.

Deste modo, consegui concretizar a publicação do livro, com o apoio d'A Gaveta, Associação Cultural e de Pesquisa Teatral, e que se encontra disponível para aquisição apenas através do site do Sítio do Livro.

Consiste num ensaio que explora a natureza da moção musical e o modo como intervém no psiquismo individual, realizando uma investigação da música enquanto fenómeno da experiência humana, usando a teoria psicanalítica como quadro referencial teórico. Nesta abordagem, tocamos temas como a alegada insensibilidade musical de Freud e o modo como esta influenciou os contributos posteriores da psicanálise; a importância das trocas sonoras no seio da relação mãe-criança na sua dupla dimensão, relacional e desenvolvimental; o problema do significado na música; a sua ligação com os fenómenos não-verbais e a dimensão silenciosa do self; entre outros.

Trata-se de um ensaio exploratório, que procura sintetizar contributos de diversas disciplinas, e penso que é uma obra singular no panorama editorial em língua portuguesa, inserida na tradição da aplicação da teoria psicodinâmica ao estudo dos objectos culturais.

5 comentários:

Vagabundo disse...

Nuno,
Parabens por teres conseguido o teu objectivo.
Abraço Carlos

Nuno Encarnação disse...

Obrigado, Carlos!
Isto custou mas acabou por acontecer.
Já me posso reformar: fiz um filho, plantei (alg)uma(s) árvore(s) e escrevi um livro.
lol

saikoi disse...

olá Nuno*
muitos parabéns por este teu novo "filho" :-)
grande abraço

Eduardo Silva disse...

Amigo Nuno,
os meus parabéns pela publicação do teu livro !
Isto mostra que quando temos um objectivo, nunca podemos desistir, e quem sabe se temos um escritor de excelência.

Um abraço.
Eduardo Silva

Nuno Encarnação disse...

Obrigado a todos pelos comentários.
É sempre bom receber incentivos da malta amiga.
Um abraço!