quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

VI Congresso Nacional de Bonsai - Estufa Fria, Lisboa, 2014

No passado fim-de-semana de 22 e 23 de Novembro realizou-se o IV Congresso Nacional de Bonsai, organizado pela Federação Portuguesa de Bonsai. Este ano, a organização do Congresso coube à Associação Lusitana de Bonsai que realizou o evento num dos espaços nobres de Lisboa, a Estufa Fria, que é um local que enquadrou muito bem a exposição nacional de Bonsai ao nível paisagístico.

Infelizmente, apenas pude ir no domingo e não tive a oportunidade de assistir às demonstrações pelos Clubes nacionais e pelos demonstradores convidados, mas pelos resultados que estiveram em exposição imagino que tenham sido dos pontos altos do Congresso.

Está de parabéns a ALB pelo trabalho, esforço e dedicação que apresentaram na organização deste que já se assumiu como principal evento do Bonsai português e espero que as organizações seguintes continuem a trabalhar para elevar cada vez mais o nível do evento. Mas esta responsabilidade não será apenas da Federação mas igualmente dos Clubes que têm a responsabilidade de trabalhar com os seus associados no sentido de ajudar a elevar cada vez mais o nível dos praticantes de bonsai de modo a que sejam apresentados sempre melhores exemplares de ano para ano.

Inicio aqui uma série de publicações sobre o VI Congresso Nacional de Bonsai com as árvores premiadas deste ano.



1º Prémio - Carpinus turczaninowii, Márcio Meruje, Clube Bonsai Sandö
2º Prémio - Olea Europeae, José Machado, Associação Lusitana de Bonsai
3º Prémio - Pinus sylvestris, Márcio Meruge, Clube Bonsai Sandö
Melhor Composição - Juniperus sinensis, hedera sp., berberis sp., zelkova serrata, piracantha coccinea e rosmarinus officinalis, Mário Eusébio, Bonsai Clube do Porto
Melhor shohin - Acer buergerianum, Mário Eusébio, Bonsai Clube do Porto

Sem comentários: