quarta-feira, 31 de julho de 2013

Junípero #1

Este foi o segundo junípero que comprei e actualmente é o que tenho comigo há mais tempo.

O meu primeiro junípero foi um daqueles de folha em agulha que é muito comum encontrar em viveiros. Após algum tempo em que tentei trabalhar com ele, acabei por me cansar e coloquei-o numa zona ajardinada no meu local de trabalho.

Este meu segundo junípero foi comprado em 2008 num viveiro aqui da zona. Não tinha nenhuma característica especial, mas como andava com a loucura dos juníperos e estes estavam muito baratos resolvi levar um para casa.

Aqui está uma imagem de 2008, pouco tempo após a compra:


Como não fazia ideia do que fazer com ele, fiquei sem lhe mexer até 2010, altura em que o levei a uma aula com o Rui Ferreira em que basicamente levou rafia e uma torção mais radical para dar algum movimento ao tronco.


Cresceu bem durante o resto do ano, como se pode ver nesta imagem.


Em Novembro de 2010, fiz-lhe então uma primeira modelação para treinar para o concurso Novo Talento do Congresso Nacional de Bonsai desse ano, em Setúbal.


Em 2011, foi transplantado para um vaso de bonsai, mas não tenho imagens desse ano.
De qualquer das maneiras, cresceu bem e em 2012, estava assim.


Em 2013, no início de Julho, dado ter crescido bem, resolvi abrir-lhe um shari ao longo do tronco, retirei alguns ramos que foram transformados em jin, meti-lhe uns arames e o resultado foi este, com uma nova frente.


A foto fez-me perceber que estava demasiado alta para a plante que era e assim ontem resolvi encurtá-la e reposicionei alguns dos arames. Com uma maior inclinação para a esquerda, já se começa a visualizar melhor o seu percurso futuro.


Sem comentários: