quarta-feira, 31 de outubro de 2012

IV Congresso Nacional de Bonsai - Demonstrações

No Sábado tiveram lugar as demonstrações de Bonsai.

De manhã, os demonstradores de serviço foram o Luís Cunha e o Márcio Meruje do Clube Bonsai de Sintra com um pinus silvestre, o Mário Eusébio e o Fernando Gonçalves do Bonsai Clube do Porto com uma sabina e o Joaquim Gervásio e o José Machado da Associação Lusitana de Bonsai com um pinus parvifolia.

Não tive oportunidade de estar presente durante as demonstrações, tendo só chegado no final pelo que apenas deu para tirar fotos do trabalho já depois de concluído. Aqui ficam as imagens.

Demonstradores - Luís Cunha e Márcio Meruje, Clube Bonsai de Sintra

Demonstradores - Mário Eusébio e Fernando Gonçalves, Bonsai Clube do Porto



Demonstradores - Joaquim Gervásio e José Machado, Associação Lusitana de Bonsai

No Sábado à tarde, teve lugar a demonstração de bonsai conduzida pelo Mestre Salvatore Liporace, assistido pelo Rui Ferreira. Foi uma oportunidade única de assistir ao trabalho de um dos maiores mestres europeus de bonsai da actualidade e fiquei impressionado não só com o trabalho de transformação da árvore como com a sensibilidade estética na estilização da árvore. O resultado final pode não ter sido consensual, mas a realidade é que ninguém ficou indiferente e na minha opinião, a planta ficou fantástica e tem um futuro excepcional pela frente.

Aqui ficam as imagens do antes e do depois.

Antes do trabalho

Após a estilização do Mestre Liporace

Sem comentários: