segunda-feira, 14 de março de 2011

Ficus Retusa - Actualização Março 2011

Bem... Depois de pensar bem, decidi-me por cortar o meu ficus e reduzir a altura. Penso que ficou bastante melhor e agora vai desenvolver de uma forma mais equilibrada e permitir criar uma imagem mais compacta.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá...
Ao ver sua árvore pensei em algo que poderia deixá-la com uma vista mais suave...
Talvez se você retirasse as duas raízes aéreas que saem de uma parte alta do tronco, este ficaria com uma linha mais suave e o movimento sinuoso que este tem ficaria mais evidente...
Apenas uma opinião, ela tem um futuro legal pela frente...
Sorte,
Abraços

Unknown disse...

Viva Leonardo!

Obrigado pelo comentário.

Em relação a essas raízes, já tive uma conversa com um colega bonsaísta em relação a isso. Para mim, a única dessas raízes que poderia retirar é a mais alta, porque há uma que sai para trás e não incomoda. Mas uma das características dos ficus são mesmo essas raízes aéreas e este já vinha com estas, por isso não devo retirar nenhuma, embora esteticamente possa melhorar mas depois perde um pouco a individualidade da planta que passa também por estas raízes que apresenta.
Abraço,
Nuno

Unknown disse...

Leonardo,

Peço desculpa, mas sem querer eliminei o teu comentário mais recente que fizeste a esta arvore. De qualquer das maneiras, concordo contigo que a partilha de ideias é a melhor maneira de evoluir nesta arte.
Se o teu ficus não tem ainda raízes aéreas, podes tentar aumentar a humidade ambiente para ver se ele as produz naturalmente.
Pelo que percebi, estás no Brasil, não sei qual é a tua zona mas a humidade ambiente que existe em muitos locais aí no Brasil pode ajudar a criar essas raízes no ficus.
Abraço,

Unknown disse...

Hum... entendi... No problem!
Moro na região serrana do estado do Rio de Janeiro... Muitas cerejeiras do Japão, coníferas, araucárias... No inverno quase chegamos a 0°, mas é bem seco...
A temperatura é amena, e ainda temos muita mata atlântica remanescente...
Acho que a umidade é bacana antes do inverno...
Se eu puser um prato com água em baixo do vaso será que ajudaria?!?! Acabamos de entrar no outono...
Abraço,
Leonardo Couto

Unknown disse...

O prato pode ajudar, mas se está a entrar no Outono então já não vale a pena porque daqui a nada começa a dormência das tuas plantas.
Podes experimentar uma técnica diferente que consiste em fazeres uns cortes no tronco, colocares pó de enraizamento, depois colocares uma rede em volta do tronco e encheres com solo de bonsai ou com musgo esfagno. Depois, é só regares normalmente como regas o resto do vaso.

Unknown disse...

Hum...
Compreendo...
Vou tentar
Forte abraço