segunda-feira, 11 de maio de 2009

Figueira #1

Este é um projecto com uma figueira (ficus carica) que foi apanhada da natureza em Abril de 2007. Já está comigo há 2 anos e devia ter 1 ano na altura em que foi recolhida.

A planta estava a crescer num canteiro no meu local de trabalho e, se não a apanhasse, teria sido arrancada e jogada para o lixo pelos jardineiros. Na altura recuperei 2 figueiras, mas esta foi a que recuperou.

Esta primeira imagem mostra a planta após a retirada da terra, e foi tirada em Maio de 2007. Na altura foi para um garrafão (era o que estava à mão) e usei a terra do sítio.




Na segunda imagem, de Julho de 2007, já está noutro vaso, com outra terra (2 mudanças de substrato em 2 meses, só mesmo uma figueira para aguentar), e já tinha sido realizado uma modelação para dar movimento ao tronco.



A terceira imagem, de Março de 2008, foi tirada após o transplante. Coloquei a planta num escorredor para depois colocar na mamadeira a engrossar.





A quarta imagem, de Junho de 2008, mostra a figueira após a defoliação e já é possível ver como o tronco engrossou em apenas 3 meses. Ganhou igualmente alguma conicidade durante o processo. Este engrossamento deveu-se principalmente ao facto de que, juntamente com a colocação na mamadeira, a planta foi adubada em força e deixada a crescer livremente até à defoliação.



A última imagem é de Março de 2009 e mostra já alguns patamares a ser definidos e a folha com um tamanho mais pequeno.

Sem comentários: