segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Figueira shohin - Actualização Outubro 2014

Já há algum tempo que não publicava nada sobre material meu aqui no blog. Hás vezes o tempo pessoal não dá espaço para irmos actualizando estes espaços com tanta frequência como gostaríamos, mas o trabalho e o gosto pelos bonsai continua e segue com força.

Esta figueira foi uma das minhas primeiras árvores e, como todos os primeiros projectos, tem passado por todas as fases de enganos e aprendizagens que marcam o meu percurso no Bonsai até agora.

A última publicação que coloquei foi de 2011. No final desse ano, foi passear ao III Congresso de Bonsai, organizado pelo então Clube Bonsai de Sintra (actual Bonsai Sandô). Obviamente que não estava ao mesmo nível das restantes árvores, mas por não se verem muitas figueiras na altura pensei que poderia ser uma planta interessante para mostrar, pela diferença.

Em 2012, teve direito a um vaso novo, japonês, com um vidrado verde com algumas matizes mais escuras. Combinava bem com a árvore como estava estruturada naquele momento.



Mas ao longo do tempo alguns dos defeitos da planta saltavam-me cada vez mais à vista. Uma das coisas  que tinha andado a pensar estava relacionado com as proporções da planta. Nomeadamente, sentia que era demasiado alta para o calibre do tronco e que se baixasse a planta iria melhorar as proporções. Por outro lado, a conicidade era quase inexistente e o próprio movimento muito bidimensional do tronco chateava-me bastante.

Assim, resolvi cortar a planta para diminuir a altura e recomeçar algumas coisas mais de baixo. Esta operação foi feita no final de 2013.


A planta reagiu bem à intervenção e cresceu de modo mais adequado ao longo deste ano. Há dias transplantei-a para este vaso da Erin mais pequeno e mais apropriado para o tamanho actual da planta. Agora parece-me mais equilibrada, mas tem ainda muito trabalho pela frente para se construir uma imagem adequada,


Sem comentários: