Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro, vai se realizar o IV Congresso Nacional de Bonsai organizado pela Federação Portuguesa de Bonsai.
Este Congresso vai ser especial porque a sua organização é assumida pelo Clube Bonsai do Algarve, do qual faço parte, e vai-se realizar em Albufeira numa altura em que o turismo de praia já terminou e podemos mostrar que o Algarve tem mais qualquer coisa para oferecer para além de sol e mar.
Temos vindo a trabalhar neste evento já há algum tempo e, depois da fasquia elevada colocada pelo Clube Bonsai de Sintra com a organização do Congresso anterior, o nosso principal objectivo vai ser manter o nível para este ano. Para isso contamos desde já com a participação de um dos principais mestres bonsai europeus, o mestre italiano Salvatore Liporace.
O mestre Liporace, para quem não ouviu falar dele (para quem anda nisto, não deve ser muita gente...) é um dos principais representantes daquela que é a escola estética mais forte do bonsai na Europa, a escola italiana, tendo sido aluno do mestre Kimura e tendo ele próprio investido bastante na divulgação da arte bonsai e na formação de muitos bonsaístas no mundo inteiro, alguns dos quais já tendo atingido um elevado estatuto na arte. No congresso, o mestre Liporace vai realizar uma demonstração e conduzir um workshop para quem estiver interessado e tenha uma árvore disponível.
No entanto, irão igualmente realizar-se demonstrações por membros dos Clubes e Associações nacionais que poderão exemplificar o bom nível que o Bonsai em Portugal já começa a apresentar neste momento.
Outra das actividades que se irão realizar é o concurso Novo Talento Português cujo vencedor será seleccionado para representar Portugal no próximo congresso da EBA em 2013.
Mas a actividade principal do Congresso será certamente a exposição pelos Clubes e Associações Nacionais que irão apresentar as melhores árvores dos seus elementos de modo a que este Congresso se afirme como uma mostra do melhor que se faz em Bonsai no nosso país. No Clube Bonsai do Algarve temos vindo a trabalhar já desde o ano passado em algumas árvores para que possam estar em bom nível para a exposição para que possamos ter uma participação digna e ao mesmo nível dos restantes.
Espero sinceramente que a malta do Bonsai adira a esta iniciativa, sem stresses, amuos ou atritos, e que os laços de cooperação e amizade entre os Clubes e Associações e entre os bonsaístas nacionais saiam reforçados após o evento. Somos uma Federação jovem e temos muito caminho a arrepiar e precisamos de todos para isso pois apenas com união somos capazes de construir o que é necessário para elevar e divulgar a arte bonsai em Portugal, principalmente nestes momentos que atravessamos todos agora.
Deixo aqui o cartaz do evento e para mais informações é só consultarem o site da Federação Nacional de Bonsai ou a página do Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário