segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[Laurus Nobilis] Actualização Setembro 2012

Roubei esta imagem do blog do Rui Ferreira pois fiz o transplante do loureiro no sábado passado e deixei-o com ele a recuperar, e não cheguei a tirar fotos na altura.

Quando fui à aula, tinha uma ideia diferente para o vaso, pois pensei em aproveitar um vaso rectangular não-vidrado que tinha em casa e que achava que poderia realçar a base poderosa que esta planta tem.

No entanto, após a poda de raízes, o Rui sugeriu um tipo diferente de vaso, mais raso mas com bastante espaço para o desenvolvimento das raízes laterais, o que iria melhorar o nebari no futuro.

Por outro lado, este vaso com linhas mais horizontais permite igualmente dar maior realce à zona do nebari e tachiagari que são as partes mais fortes desta planta.

Este vidrado azul complementa muito bem as tonalidades cinzentas do tronco e acho que vai combinar igualmente bem com a folhagem juvenil de tonalidades avermelhadas.

Ainda não é o vaso final pois é um bocado grande e o Rui pensa que a inclinação da árvore ainda pode ser melhorada num futuro envase, mas acho que já se começa a vislumbrar um pouco do futuro da planta.



Pensar que há apenas 3 anos esta planta era assim!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

[Olea europaea] Oliveira #2

Esta oliveira está comigo desde 2009. Nesse Verão, o Carlos Brandão esteve cá em baixo e estive com ele a visitar o Eduardo Silva do CBA. No dia seguinte, eles foram apanhar uns yamadori mas eu não pude ir com eles pois estava a trabalhar. A meio da manhã, o Eduardo apareceu-me com esta oliveira com a base cortada a direito, sem qualquer raíz, enrolada num pano molhado. Ficou lá durante o resto do dia e apenas quando cheguei a casa é que a coloquei numa caixa de plástico que tinha para lá.





Rebentou bastante bem e com imenso vigor, de modo que em 2010 levei-a à aula do Rui Ferreira em Setembro onde foi feita uma primeira selecção e posicionamento de ramos.




Em Março de 2011, foi transplantada e colocada num novo vaso. Tinha feito imensas raízes e o vigor que apresentava dava a entender que iria recuperar bastante bem e lançar um bom crescimento nesse ano. No entanto, apanhou uma doença qualquer (não sei se foi fungo ou bactéria) e perdeu praticamente a folhagem toda secando inclusivamente alguns ramos e tendo existido uma retracção substancial da seiva noutros. Felizmente, em finais de Setembro/Outubro recomeçou a brotar.




Neste ano fez um bom crescimento no primeiro semestre e rebentou por todo o lado. Como estava já com bastante vigor, levei-a para uma nova intervenção na aula de Agosto com o Rui Ferreira. Após observar bem a planta, ele sugeriu mudar a frente, tomando como referência a anterior traseira e rodando ligeiramente 30º no sentido dos ponteiros do relógio. Optou-se por cortar igualmente o anterior topo, construindo uma árvore mais baixa e compacta. Reconstruiu-se a ramificação e agora penso que é uma planta com mais futuro. Resta ainda muito trabalho de desenvolvimento da folhagem e ainda de trabalho de madeira morta, mas estamos cá para isso!




quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Visita do Mário Eusébio

Ontem tive o prazer de receber uma visita do Mário Eusébio do Bonsai Clube do Porto que está aqui no Algarve a passar uns dias de férias com a família. A última visita que ele me tinha feito foi em Setembro de 2009, já há 3 anos, e o meu filho tinha 6 meses na altura.

Foi pena ter sido pouco tempo, pois quando se está em passeio com a família não se pode gastar o tempo todo em bonsai, mas gostei bastante deste bocadinho juntos. Até deu para o Mário encontrar uma velha conhecida murta de uma antiga jornada de yamadori que ele tinha feito com o Ivo Santos (realmente, o mundo é pequeno e cheio de surpresas).

É sempre bom conviver com malta dos bonsai que vêm com amizade, simpatia e sem stresses. Foi uma visita curta, mas lá para Outubro a gente encontra-se outra vez.

Um abraço, Mário!

P.S.: O Mário veio carregado mas saiu mais leve sem um prunus mahaleb que me deixou lá no quintal. A ser postado num futuro próximo...

terça-feira, 4 de setembro de 2012

IV Congresso Nacional de Bonsai

Nos próximos dias 28 e 29 de Outubro, vai se realizar o IV Congresso Nacional de Bonsai organizado pela Federação Portuguesa de Bonsai.

Este Congresso vai ser especial porque a sua organização é assumida pelo Clube Bonsai do Algarve, do qual faço parte, e vai-se realizar em Albufeira numa altura em que o turismo de praia já terminou e podemos mostrar que o Algarve tem mais qualquer coisa para oferecer para além de sol e mar.

Temos vindo a trabalhar neste evento já há algum tempo e, depois da fasquia elevada colocada pelo Clube Bonsai de Sintra com a organização do Congresso anterior, o nosso principal objectivo vai ser manter o nível para este ano. Para isso contamos desde já com a participação de um dos principais mestres bonsai europeus, o mestre italiano Salvatore Liporace.

O mestre Liporace, para quem não ouviu falar dele (para quem anda nisto, não deve ser muita gente...) é um dos principais representantes daquela que é a escola estética mais forte do bonsai na Europa, a escola italiana, tendo sido aluno do mestre Kimura e tendo ele próprio investido bastante na divulgação da arte bonsai e na formação de muitos bonsaístas no mundo inteiro, alguns dos quais já tendo atingido um elevado estatuto na arte. No congresso, o mestre Liporace vai realizar uma demonstração e conduzir um workshop para quem estiver interessado e tenha uma árvore disponível.

No entanto, irão igualmente realizar-se demonstrações por membros dos Clubes e Associações nacionais que poderão exemplificar o bom nível que o Bonsai em Portugal já começa a apresentar neste momento.

Outra das actividades que se irão realizar é o concurso Novo Talento Português cujo vencedor será seleccionado para representar Portugal no próximo congresso da EBA em 2013.

Mas a actividade principal do Congresso será certamente a exposição pelos Clubes e Associações Nacionais que irão apresentar as melhores árvores dos seus elementos de modo a que este Congresso se afirme como uma mostra do melhor que se faz em Bonsai no nosso país. No Clube Bonsai do Algarve temos vindo a trabalhar já desde o ano passado em algumas árvores para que possam estar em bom nível para a exposição para que possamos ter uma participação digna e ao mesmo nível dos restantes.

Espero sinceramente que a malta do Bonsai adira a esta iniciativa, sem stresses, amuos ou atritos, e que os laços de cooperação e amizade entre os Clubes e Associações e entre os bonsaístas nacionais saiam reforçados após o evento. Somos uma Federação jovem e temos muito caminho a arrepiar e precisamos de todos para isso pois apenas com união somos capazes de construir o que é necessário para elevar e divulgar a arte bonsai em Portugal, principalmente nestes momentos que atravessamos todos agora.

Deixo aqui o cartaz do evento e para mais informações é só consultarem o site da Federação Nacional de Bonsai ou a página do Facebook