Este passado fim-de-semana aproveitei para podar a minha figueira. Tem desenvolvido bem e começa a apresentar um esboço de ramificação interessante. A primeira imagem é da planta após ter perdido a folhagem e antes da poda.
As duas imagens seguintes mostram a planta após a poda. Ainda tem de desenvolver bastante, principalmente ao nível do trabalho do nebari e na estruturação de ramos. Em Março será envasada num vaso de treino para continuar a formação.
Frente:
Trás:
3 comentários:
Olá Nuno.
Já se vai notando o trabalho de ramificação,que não é dos mais faceis na Carica,para ficar como deve de ser.
Adoro estes projetos com esta especie,e estou a gostar de ver.
Vai dando a continuação.
Um abraço
Rodrigo
viva Nuno,
sublinho a totalidade das palavras do amigo Sousa,também tenho 2 pequenitas numa fase ainda mais inicial que esta que mostras e vamos ver se ramificão bem,como são projectos bem pequenos vai ser mais complicado ,1abrç.
Pedro N.
Viva, Pedro!
Isto para ramificar vai com tempo.
Tenho dois artigos que mostram o trabalho de ramificação e penso que aplicando as técnicas que eles apresentam é possível fazer uma boa ramificação.
Tenho deixado crescer alguns ramos como tira-seiva para engrossar o tronco e isso ajuda a outros ramos crescerem com menos força.
Com o transplante para o vaso de treino já deve começar a ser mais fácil trabalhar a esse nível. Mas até agora o que interessava mais era engrossar um pouco mais o tronco, o que penso que foi conseguido neste período.
Enviar um comentário